Universidade Estadual de Maringá










©2001 Grupo Stela
A Plataforma LattesUEM é um conjunto de sistemas de informação de última geração, objetivando a coleta e a divulgação da produção intelectual e das atividades profissionais dos docentes, funcionários, estudantes e demais pessoas vinculadas à UEM.

O LattesUEM é a versão adotada pela Universidade Estadual de Maringá da Plataforma Lattes Institucional do CNPq, disponibilizada por essa Agência às instituições de ensino e pesquisa.

Ao adotar a Plataforma Lattes Institucional, a UEM inicia um processo de conhecimento da produção científica, tecnológica e artístico-cultural de toda sua comunidade com o mesmo nível de detalhamento e análise das agências de fomento, bem como de divulgação, de forma sempre atualizada. Por outro lado, ao informar a produção científica no LattesUEM, o usuário estará automaticamente preenchendo seu Currículo Lattes e cadastrando-se no CNPq. A comunidade do LattesUEM fará parte da mais importante base de currículos do país, multiplicando suas chances de intercâmbio e trabalho conjunto com outros profissionais e instituições.

Perfil das atividades de pesquisa da Instituição, intercâmbio acadêmico, avaliação da produção intelectual e profissional, políticas de incentivo à pesquisa, planejamento, marketing institucional e apoio às medidas administrativas são alguns exemplos dos benefícios que a UEM obterá com a utilização de uma arquitetura de informações curriculares.

A UEM adotou a versão Avançada da Plataforma Lattes Institucional do CNPq. Sempre que necessário, será solicitada a atualização dos currículos e serão informados os prazos de preenchimento e envio. Por outro lado, é facultado ao usuário utilizar livremente seus dados a qualquer tempo.

Estrutura do LattesUEM
       Sistema de Currículos LattesUEM
       Visualizador
       Demografia
       Classificação Curricular

Sistema de Currículo LattesUEM - serve à criação do currículo pelo usuário e envio à UEM e ao CNPq. Deve ser instalado no computador do usuário, de forma individual ou compartilhada, uma vez que o uso de senhas pessoais preserva a integridade dos dados.

Módulo Visualizador - é uma ferramenta que propicia a seleção e consulta de currículos, segundo diferentes critérios de abrangência. Ele permite localizar currículos que melhor atendam a um perfil específico, bem como o exame das atividades realizadas em determinado período ou setor da Universidade. Torna viável, ainda, a emissão de relatórios curriculares.

Módulo Demografia - apresenta uma série de indicadores referentes à pesquisa e à produção científica, tecnológica e artístico-cultural, segundo departamentos, centros ou áreas de atuação dos autores. Seu principal objetivo é apresentar o perfil da pesquisa e a produtividade de professores, pesquisadores e estudantes da instituição, a partir de critérios configuráveis, quanto à distribuição da população pesquisada.

Módulo Classificação Curricular - permite o estabelecimento de classificação de desempenho em pesquisa e demais atividades acadêmicas, utilizando informações de produção científica, tecnológica e artístico-cultural constante nos currículos enviados. A Instituição pode configurar os pesos e critérios utilizados na classificação, bem como formar grupos de usuários LattesUEM para os quais deseja aplicar critérios classificatórios.

Preenchimento e Atualizacao dos curriculos deverao ser feito direto no CNPq

Antes de iniciar o preenchimento, sugerimos organizar a produção conforme a ordem constante na Árvore do Sistema de Currículos LattesUEM. A criação do currículo pode ser feita em etapas, sempre no site do CNPq, observar também que sempre que atualizar o curriculo tem que publicar em seguida.

Qualquer dúvida deverá ser resolvida na PPG com José Luiz
ou pelo fone (44) 3011-4254 (ramal 4254), no período da tarde.