O Sistema Visualizador de Currículos Lattes permite que a instituição configure critérios de seleção de currículos (por indivíduo, departamento, centro, área de atuação, etc).

A classificação para pessoas, no que se refere a atividade-fim, atividade-meio e todos, segue as regras abaixo. A classificação não se refere ao vínculo institucional, mas as atividades declaradas.
 
Atividades-fim Atividades-meio
Atividade de Docência - Docentes
É considerado docente a pessoa que tiver cadastrado no Sistema de Currículo Lattes alguma atividade com natureza igual a "Ensino na graduação" ou "Ensino na Pós".
Servidores/Funcionários Lotados
São as pessoas que têm ou tiveram vínculo empregatício com a instituição e têm endereço comercial ligado à instituição.
Atividade de Orientação - Orientadores
Os orientadores caracterizam-se como pessoas que possuem orientações concluídas cadastradas no Sistema de Currículo Lattes.
Servidores/Funcionários Vinculados
São as pessoas que têm ou tiveram vínculo empregatício com a instituição.
Atividade de Pesquisa - Pesquisadores
São considerados pesquisadores aqueles que possuem alguma atividade cadastrada no Sistema de Currículo Lattes com a natureza igual a “Pesquisa e desenvolvimento”, ou que estejam com pós-doutorado em andamento na instituição.
Atividade Administrativa - Administradores
São as pessoas que têm alguma atividade de natureza administrativa.
Atividade de Formação - Estudantes
São considerados estudantes as pessoas que possuem pelo menos uma formação não concluída na instituição com um dos seguintes níveis de formação: Graduação, Aperfeiçoamento/Atualização, Mestrado, Doutorado e Curso técnico/profissionalizante.
Demais
São as pessoas que possuem registro no Sistema de Currículos Lattes de alguma atividade de natureza igual a "Serviço Técnico Especializado".
Egressos
São considerados egressos as pessoas que possuem pelo menos uma formação concluída na instituição com um dos seguintes níveis de formação: Graduação, Aperfeiçoamento/Atualização, Mestrado, Doutorado e Curso técnico/profissionalizante.
Demais
São as pessoas que possuem registro no Sistema de Currículos Lattes de alguma atividade de natureza igual a “outra atividade técnico científica” ou que não possuem os seguintes níveis de formação: Graduação, Aperfeiçoamento/Atualização, Mestrado, Doutorado e Curso técnico/profissionalizante.
Todos
Este item não prevê nenhum critério de seleção. A pesquisa será feita sobre os dados da base.